top of page
Ação Social 

Transformação social 

A Congregação das Irmãs da Santa Cruz, além de atuar diretamente com educação, residencial para idosos e integrando coordenações e diretorias de Pastorais, Ongs e Movimentos sociais, também, mantem um departamento exclusivo para a gestão da ação social.

Este departamento tem como frente de trabalho o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Investimento Social e o Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos.

O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos acontece no Centro Santa Marta, ação social mais antiga da Congregação.

Este serviço, tipificado no Sistema Único de Assistência Social (Suas) atende, no contra turno escolar, crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados na rede pública de educação.

Entretanto, há outras ofertas de serviços à comunidade que não fazem parte da tipificação do Suas, tais como: oficinas de artesanato, oficinas de cuidado pessoal, oficinas de culinária, orientação jurídica etc. 

Estas atividades caracterizam as primeiras atuações sociais das irmãs com a comunidade local realizado no Centro Santa Marta.  

O Investimento Social é uma ação realizada por meio do apoio financeiro para fortalecer iniciativas relacionadas à Justiça Social, Direitos Humanos, Preservação do Meio Ambiente e Promoção da Educação.

CLIQUE AQUI e conheça mais sobre o Edital do Investimento Social.

Além disso, o Instituto também promove o fomento de atividades sociais que estão em consonância com a missão da Congregação das Irmãs da Santa Cruz.

O Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos presta assistência técnica a partir de duas grandes vertentes. 

 

Com os Povos Tradicionais por meio de advogacy, apoio jurídico e formação e a outra vertente atua com as entidades ligadas tanto a estes povos quanto às Organizações Sociais que querem receber ou já recebem o Investimento Social da Congregação.

Este trabalho realiza capacitações e esclarecimento de dúvidas no campo da gestão e da conformidade jurídica.

No entanto, além da coordenação dessas frentes de trabalho, o Departamento de Ação Social ainda é responsável pela concessão de bolsas de estudos que consolida a filantropia institucional.  

bottom of page